Projeto Editorial

Circulo Edições nasce logo dum processo de reflexão arredor da situação atual do sistema cultural galego. Queremos iniciar uma atuação de mediação entre Galiza e o resto da Lusofonia para fomentar a criatividade poética. Constituímos uma editora para apostarmos pela publicação de autores não conhecid@s, ou pouco conhecid@s, para promocionar e apoiar a nossa cultura e a nossa lingua como futuro indiscutível para o crescimento dum povo.

Queremos, ademais, tender pontes cara o mundo lusófono, universo próprio do que nunca tivemos que ter saído. Somos uma tríade de nova formação, instaurada por três diversas e heterogenias pessoas unidas pelo amor a poesia e a sua terra; Alexandre Insua, Cruz Martinez e rosanegra. Queremos trabalhar por um fim comum que e a criação de livros galegos e em galego, mas, a menor escala e sem pretensão que nos disperse num vazio infrutuoso.

Somos uma pequena organização amistosa, um organismo singelo e alternativo para o intercambio cultural galego-lusofono. O grêmio da poesia e um coletivo pouco divulgado ou pouco entendido e apoiado. Que dizer se e em galego?... O idioma não deveria ser um obstáculo, mais neste caso e um estigma que fomenta a incompreensão e o isolamento em status muito definidos. No caso do galego, muito mais ainda, engaiolado num habitáculo minúsculo e atrofiante.

Nós queremos lutar contra isso, contra essas barreiras preconcebidas e obsoletas. Pretendemos ser o outro caminho a seguir, a outra possibilidade para sair do tédio e da exclusão. Situados em Vigo, foco de movimentos sismico-culturais importantes. Estamos no melhor ponto de encontro, o centro estratégico para unificar a Galiza do norte com a Galiza do sul e mais com a Galiza-alem-do-mar.

A nossa pátria e muito maior do que pensamos, supera os limites estabelecidos e salta as fronteiras políticas. Por isso, usaremos todas as ferramentas linguísticas das que dispomos. Ainda que nós adotemos o acordo ortográfico de 1990, o galego internacional como vinculo promotor, aceitaremos tambem outras formas de representação gráfica do galego: a RAG, a AGAL e o Padrão. Este novo projeto que iniciamos nasce logo de termos compartilhado uns outros recentemente.

Por isso, e com a intenção de dinamizar as relações entre Galiza e o resto da Lusofonia, queremos convidar-vos a que nos achegueis as vossas propostas e os vossos trabalhos para serem publicados.


2 comentários: